“Crie você mesmo o seu próprio site”. Realmente vale a pena utilizar os construtores de sites?

Crie você mesmo seu próprio site

“Crie você mesmo o seu próprio site”. Provavelmente você já deve ter visto dezenas de anúncios assim. As plataformas oferecem o serviço de criação de sites “profissionais”, de maneira simples, rápida e sem nenhuma necessidade de conhecimentos em programação. Será que realmente vale a pena?

Essa é uma dúvida muito comum. E para ajudar na resposta, resolvemos destacar alguns pontos para você tirar as suas próprias conclusões.

Imagem da sua empresa

Normalmente, os construtores de sites oferecem diversos templates prontos. Você aplica o tema escolhido e customiza o seu projeto a partir de uma ferramenta ao estilo “arrasta e solta”.

Desenvolver um site vai muito além de escolher um template e adicionar textos e imagens. Você tem que saber qual será o tipo de cliente que você quer atingir e como chegar até ele. A sua empresa é única e os seus clientes querem saber se o seu negócio é legítimo e investe na marca.

Ter um site próprio é a presença digital mínima de que sua empresa precisa. E qual a imagem você deseja transmitir? Apesar de classificar os sites desenvolvido por meio de construtores como “profissionais”, na prática o resultado não é bem assim.

SEO (Search Engine Optimization)

O que adianta ter um site, se dificilmente ele será encontrado nos mecanismos de buscas? Uma das principais reclamações sobre o serviço de construtores de sites é a dificuldade de indexação no Google.

Ainda há muitas dúvidas sobre a indexação (ou não) de sites criados por meio dessas plataformas. Atualmente, as próprias empresas já garantem que este é um problema superado. Uma coisa é certa: existem mais de 200 critérios analisados pelo Google na hora de definir o posicionamento de um site. Você saberá aplicar estes critérios na hora de desenvolver o seu projeto?

Algumas das dificuldades de ranquear os sites desenvolvidos pelos construtores está relacionado a estrutura de URL ruim, velocidade lenta para carregamento e falta de personalização (tag de título e meta descrições, por exemplo). Fique atento!

Interatividade

O principal objetivo de um site é converter. E você só irá conseguir converter se estimular o usuário a realizar alguma ação. É aí que entra em cena o “famoso” call-to-action (CTA).

O que é o CTA? É qualquer chamada — visual ou textual — que leve o visitante de um site a realizar alguma ação, como preencher um formulário, deixar um contato, telefonar, etc.

Os construtores de sites limitam as possibilidades. Atualmente, existem milhares de maneiras de estimular o contato via CTA, como por exemplo um link direto para WhatsApp ou um chat on-line.

Experiência do Usuário (UX)

Uma das premissas para desenvolver um bom site é levar em consideração a Experiência do Usuário – UX (do inglês user experience).

UX abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a sua empresa, serviços ou produtos. A razão maior para utilizar este conceito é atender às necessidades exatas do seu cliente ao trafegar pelo site, sem confusão ou incômodo.

Como criar um projeto com UX? É preciso desenvolver um excelente briefing, com definição da Persona; entrevista com a equipe da empresa; Benchmarking de serviços ou produtos existentes; Levantamento das informações sobre a empresa; Informações sobre o mercado de atuação; entre outros.

Conclusão

Atualmente, simplesmente ter um um site no ar não é o suficiente. Desenvolver um bom projeto é parte imprescindível para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o seu site que irá passar toda a credibilidade necessária e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos e se relacionar com a audiência.

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