Promover a sua marca ou produto por meio de um sorteio nas redes sociais pode ser uma ótima estratégia diante corrida por audiência online. Mas atenção, fazer essa interação não é tão simples quanto parece.
Antes de iniciar esse trabalho é preciso pensar em algumas questões-chave para o sucesso da promoção:
- Qual o objetivo do sorteio?
- Quais resultados espero alcançar?
- Vou fazer um investimento em anúncio?
- Quais regras vou adotar?
- Posso convidar algum parceiro?
- Como vou sortear?
Se você ainda não sabe as respostas para essas perguntas, vamos revelar agora o passo a passo para fazer um anúncio de sucesso no Facebook e Instagram.
1 – Tenha em mente o objetivo do sorteio: pode ser a conquista de mais seguidores, levar mais visitantes para o seu site, divulgar a marca, ter mais visibilidade, promover a interação com o público, etc.
2 – Defina o regulamento: escreva todas as regras da promoção, como por exemplo, duração, dia do sorteio, como participar, como será escolhido o vencedor, etc. Lembre-se que é a imagem da sua marca que está em jogo. Não deixe margem para dúvidas.
Exemplo de regras para sorteios no Facebook: antes de começar a escrever sobre as regras da promoção, vale dar uma olhadinha no que o Facebook permite neste link.
De forma NÃO obrigatória, você pode solicitar que o usuário compartilhe e curta a imagem oficial, comente o post e marque amigos.
Exemplo de regras para sorteios no Instagram: você pode pedir ao usuário para seguir o perfil da empresa, curtir a foto oficial da promoção, marcar amigos nos comentários e ainda especificar os perfis que não poderão concorrer a promoção, como perfis comerciais, publicitários e fakes. Pode permitir também que o usuário comente quantas vezes quiser para aumentar a chances de ganhar e melhorar o alcance da promoção.
Ah, e não se esqueça de usar o stories para divulgar seu sorteio. Como já dissemos aqui no blog, o stories é a grande aposta do Instagram e Facebook em 2019.
3 – Apelo visual e texto matador: crie uma arte chamativa e escreva um texto que desperte no usuário a vontade de participar e compartilhar sua promoção. Além é claro, de sortear algo que o público possa se interessar. Lembrando que não necessariamente a promoção precisa sortear um produto da empresa.
4 – Invista na divulgação: para melhores resultados em sua campanha, uma das alternativas é investir em anúncio patrocinados no Facebook e Instagram. Assim, você poderá direcionar a promoção para um público específico, por idade, cidade, gênero, etc.
5 – Tenha parceiros: uma boa estratégia para conquistar mais alcance para o seu sorteio e buscar parcerias de divulgação. Mas atenção, peça para o seu parceiro sempre informar que a foto oficial está no seu perfil.
6- Escolha um programa para realizar o sorteio. Existem muitos programas que fazem sorteios online. Entre os mais conhecidos estão: Sorteieme, YesGanhei e o Sorteador.
7 – Analise os resultados: e por último, e não menos importantes, mensure os resultados conquistados e compare com as metas que traçou para o sorteio de acordo com os objetivos. Só assim poderá saber se sua estratégia deu certo e o que pode melhorar.
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