Saiba como não se iludir com as métricas de vaidade

Ter sucesso e conseguir manter bons resultados em um projeto, seja em qualquer área, passa por, além de um bom planejamento, pela análise detalhada e crítica das métricas.

O que são métricas?

As métricas são formas de medir os resultados, monitorar e avaliar todo o processo estratégico de uma marca, sempre de maneira simples e objetiva. Ela deve fazer parte de todas as fases da ação estratégia, desde do planejamento, a criação, execução, finalização, gerenciamento de resultados, etc. Lembrando que nem todo projeto trabalhará com as mesmas métricas.

Com essa simples explicação sobre o que são as métricas, já podemos perceber que a vaidade não pode ter muito espaço nesse trabalho, pois além de iludir, ela pode mascarar resultados negativos e inibir que ações possam ser tomadas rapidamente para sanar algum erro cometido.

A vaidade se encontra na lista dos sete pecados capitais. E há quem a aponte como o pior de todos eles, na frente de gula, avareza, luxúria, ira, inveja e preguiça. Para algumas pessoas a aparência é tudo. E é nesse momento, que o foco se distorce e as coisas começam a desandar, principalmente em se tratando de projetos de marketing.

Como aqui no blog sempre falamos sobre marketing digital, vamos a dois clássicos exemplos de métricas de vaidade nas mídias sociais: as curtidas no Facebook e os seguidores no Instagram.

Para muitos administradores dessas contas, esses resultados são os que importam. Impressionar o usuário pelo número de curtidas ou seguidores. Não se engane, o fato de ter 20 mil seguidores no Instagram ou curtidas no Facebook não significa que sua marca é uma autoridade ou referência no mercado que atua.

Mas, provavelmente, ao analisar as métricas básicas dessas duas redes sociais, como por exemplo, alcance, engajamento e visualizações é possível coletar dados mais consistentes e planejar ações mais diretas rumo ao objetivo, que pode ser, por exemplo, gera mais vendas.

Para deixar a ilusão de lado com as métricas de vaidade o primeiro passo é ter humildade para reconhecer o tamanho real de sua influência no mercado digital. E isso só é possível com um estudo crítico e sério dos dados de seu site e redes sociais.

Outro fator fundamental é o empenho na análise dos números. E para isso não é necessário ser em expert em matemática, pois existem diversas ferramentas ou até as próprias plataformas fornecem tais dados. O melhor é saber como interpretar essas informações e o que planejar a partir delas.

Foque eficiência e no grau de engajamento que pode fortalecer o valor de sua marca, sempre atendo a taxa de conversão. Esses sim, são dados reais que poderão nortear as próximas ações do seu negócio.

 

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